Koenigsegg Regera derrete pneus
O Koenigsegg Regera talvez seja o carro mais rápido do mundo. O construtor diz que é possível chegar aos 410 km/h e passar de 0 a 400 km/h em 20 segundos. Ainda ninguém disse que já o fez, mas o vídeo divulgado pela Koenigsegg mostra que o Regera é capaz de derreter pneus.
Mas este híbrido é diferente dos demais e isso merece aplausos. Conserva o motor 5.0 V8 que, graças a dois turbos, garante 1.155 cv no Koenigsegg One 1, mas associou-o a três motores eléctricos (um em cada roda traseira e outro acoplado ao V8) com uma nova tecnologia ainda pouco conhecida: o fluxo axial YASA (empresa britânica que criou o sistema).
O motores são muito leves (30 kg) e o que está associado ao V8 também funciona como motor de arranque. Os outros dois surgem junto dos semi-eixos e actuam em conjunto com o controlo de estabilidade e o ABS, maximizando a regeneração de energia das desacelerações e travagens. O Regera não tem caixa de velocidades, pelo que não há perdas nos 1 500 cv de potência que chegam às rodas. E sem perdas de energia os ganhos são tão evidentes que a Koenigsegg reduziu o tamanhos dos turbos dos motor V8 – e, mesmo assim, garante uma potência combinada de 1 500 cv.
Mas as inovações vão mais além. Para além do vanguardismo de um chassis em carbono e alumínio e de uma carroçaria em carbono, a miniaturização dos sistemas hidráulicos permitiu criar um sistema robotizado integral que vai da gestão do sistema de fecho das portas à gestão da altura ao solo de acordo com a velocidade, e à regulação da aerodinâmica activa de um modelo que é capaz de garantir 450 kg de apoio (força de cima para baixo) a velocidades superiores a 250 km/h.
FICHA TÉCNICA
MOTOR V8 + 3 eléctricos
CILINDRADA 5 000 cc
POTÊNCIA COMBINADA 1 500 cv
BINÁRIO MÁXIMO 1 280 Nm/4 100 rpm + 1 000 Nm das 2 700/6 170 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 1,08 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 410 Km/h
0 a 400 Km/h 20 s
CONSUMO MÉDIO Não indicado